Nome: Laranja Mecânica
Autor(a): Anthony Burgess
Páginas: 199
ISBN: 8576570033
Editora: ALEPH
Ano de lançamento: 2004
Comprar: Saraiva


Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de '1984', de George Orwell, e 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley, 'Laranja Mecânica' é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo. Agora em nova tradução brasileira.

A história de como eu ganhei esse livro pode ser um pouco engraçada, ou coisa do destino, minha amiga disse que iria me dar um livro que eu desejasse muito, então, escolhi anjo mecânico, infelizmente ( nesse caso está mais para felizmente) minha amiga trocou os nomes e acabou comprando Laranja mecânica, no qual irei fazer a resenha.

Eu fiquei meio surpresa e quando chegou aqui em casa até pensei que poderia ser engano, então fui pergunta minha amiga, e ela percebeu que tinha confundido os nomes, pediu até desculpas, mas eu não me importei muito com isso pois nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei bastante entusiasmada e curiosa para começar a lé-lo.


Eu realmente achei uma coisa maravilhosa ela ter se enganado com o título, pois, de cara me apaixonei por essa capa detalha e fascinante que me fez me apaixonar pelo livro antes mesmo de ler sua história.


Assim que li sua sinopse fiquei um pouco surpresa ou espantada talvez, pois nunca tinha lido nada do gênero, que falasse de violência de tal forma como ele falava, descrevendo detalhadamente as agressões cometidas pela gangue de Alex.


Nunca tinha lido um livro que me cativasse tanto, desde que li Halo, sua história é engraçada, fascinante, que me fez ficar o dia todo lendo, pois ele despertou em mim uma intensa curiosidade para saber seu desfecho!


No fim desse livro tem um glossário que diz para você o significados da linguagem Nadsat que é muito usada por Alex e sua gangue ao longo de sua história, e também por todos os grupos de adolescentes rebeldes de uma Inglaterra em caos, com sua população amedrontada sem querer sair a noite, pois tem medo de serem alvo de alguma violência por parte dessas gangues. Eu preferi lé-lo antes de começa a história e memorizei o que tornou a leitura mais fácil de ser interpretada e entendida por mim, o que também sugiro a vocês, mas se quiserem experimentar o grande estranhamento que o autor gostaria de proporcionar poderá ficar a vontade, isso depende da sua escolha.


Essa história foi a que li mais rápido, em apenas 2 dias, pois gosto de ler devagar para que eu possa degustar melhor desse prazer que é a leitura, mas, esse livro me deixou com tanta agua na boca que foi preciso passar horas e horas o lendo para que minha curiosidade fosse saciada.


Adorei o cuidado que tiveram em fazer uma capa totalmente surpreendente que faz qualquer pessoa se apaixonar assim como eu, algumas partes de sua capa possuem relevo enquanto outras não, o que da um contraste fascinante na capa, a fonte usada e todos seus detalhes são de extrema beleza e sua lombada e linda fazendo eu me admirar com cada detalhe dela sendo destacada em meio aos outros livros, pois chama bastante atenção o que achei uma ideia maravilhosa!

8 Comentários

  1. Laranja Mecânica é um ótimo livro. Tenho a edição especial com comentários e glossário no final. É muito foda!
    Abraços

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Ainda não li, mas tive muito interesse no livro. kkkkk Anjo mecânico já tive, mas não me chamou atenção e acabei doando.
    Fico feliz que no fim tenha apreciado a leitura =D
    A editora capricha mesmo né? Eu amo as capas e os livros são ótimos, espero ver o filme também.

    Beijos e seguindo flor.
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem??

    Adorei a resenha... Sempre tive curiosidade de assistir o filme, mas acabo sempre pegando um romance e deixando esse pra depois hehehe. Que incrível que você gostou do livro! Foi muita sorte mesmo... Já vi esse livro por aí e concordo com você, a edição é muito linda mesmo...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu amo esse livro, ele é horrorshow!!!
    O filme também é bom, porém o desfecho muda muito a história, por isso mesmo amando o Kubrick eu prefiro mil vezes o livro!
    Parabéns pela resenha =D
    Abraços

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda! Eu estou louquinha por este livro. Cheguei a colocar no meu carrinho esta semana mas perdi a data do boleto =( Vou ver se consigo comprar de vez. Esta capa acho bem interessante, mas a de 50 anos está linda também. *-*

    Sua resenha está sensacional fiquei com mais vontade ainda de ler o livro!
    Um beijo pra ti!

    Seguindo na page e no TT. Abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  6. Que top! Kkk amei a resenha vou ler!
    Que blog de mais! Parece que vc fez um cantinho pra mim! Hahaha
    Bjo ; *

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler Laranja Mecânica, assim como ver o filme.
    Às vezes me pego tentada a ver o filme, mas estou me controlando haha.
    Parabéns pelo blog, estou seguindo.

    livinthedarkside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...